O trabalho como consultor de viagens é muitas vezes percepcionado de duas formas completamente distintas: o cidadão comum acredita que um consultor de viagens passa a vida a viajar, a preços de saldo, e que mesmo quando viaja a trabalho, é quase como se estivesse de férias.
Já o profissional pensa sempre “o que fiz eu de mal, para vir parar a esta profissão”.
É absorvente, é difícil e multidisciplinar, lida-se diariamente com muitas situações de stress, mas também é gratificante quando se recebem elogios acerca da viagem que preparamos e que resultou em memórias incríveis.
A realidade (pelo menos a nossa) cruza muito destes dois polos.
Ao criarmos a AREA travel, pensamos exatamente nos três fatores que mais contribuem para a nossa paixão pelas viagens:
Pessoas: quando se trabalha em serviços, a forma como lidamos com as pessoas é determinante para o nosso sucesso. Sejam clientes, sejam parceiros de negócio, é importante manter relações francas, honestas e com capacidade de adaptação. Adoramos conversar, transmitir a nossa experiência, ouvir os sonhos e objetivos dos clientes, partilhar o desafio constante de superação com os nossos parceiros (de todos os cantos do Mundo).
Criatividade e Organização: parecem até conceitos um pouco antagónicos, mas no mundo das viagens é importante ter boas doses de ambas.
E na realidade, a AREA travel é tudo isto em dose dupla: enquanto o Eduardo é uma mente incessantemente criativa, que ao longo dos anos foi aperfeiçoando o seu lado organizacional, a Ana retira verdadeiro prazer da organização, do planeamento, do cuidar. E ainda lhe sobra tempo para se desafiar a criar viagens únicas.
Viajar: apesar de não viajarmos tanto quanto desejaríamos (há sempre espaço para mais uma viagem), foi esta paixão que nos fez enveredar por esta profissão.
E somos bons nos 3 papéis mais comuns ao mundo das viagens: às vezes gostamos de ser turistas, noutras amamos ser viajantes, mas levamos sempre conosco uma forma de ver e experenciar cada viagem por uma perspectiva profissional.
Assim, na AREA travel temos o objetivo de criar viagens à medida de cada cliente (sejam elas verdadeiramente customizadas, ou adequando um pacote já existente no mercado), através de um conhecimento das necessidades e personalidades de cada um, aliados a um conhecimento técnico, espírito criativo e um forte sentido de qualidade.
O facto de sermos Consultores de Viagens independentes, associados a um dos mais importantes grupos Ibéricos de gestão na área das viagens – DIT Gestion, permitem-nos colocar à disposição dos nossos clientes, toda a nossa criatividade, conhecimento e contactos privilegiados em todo o Mundo (que podemos gerir da forma mais autónoma possível), apoiados pelas mais recentes e competitivas ferramentas tecnológicas e acordos comerciais com os mais importantes fornecedores, sempre com as garantias legais e de proteção dos consumidores, obrigatórias a esta atividade.
Work as travel consultant is often perceived in two completely different ways: the average citizen believes that a travel consultant spends his life travelling, at bargain prices, and that even when he travels on business, it is almost as if he is on holiday.
The professional, on the other hand, always thinks "what have I done wrong to end up doing this job".
It's absorbing, it's difficult and multidisciplinary, you have to deal with many stressful situations on a daily basis, but it's also gratifying when you receive compliments on the trip you prepared and which resulted in incredible memories.
The reality (at least ours) crosses a lot of these two poles.
When we created AREA travel, we thought exactly about the three factors that most contribute to our passion for travel:
People: when working in services, the way we deal with people is crucial to our success. Whether they are clients or business partners, it is important to maintain open, honest and adaptable relationships. We love talking, sharing our experience, listening to our clients' dreams and goals, sharing the constant challenge of overcoming them with our partners (from every corner of the world).
Creativity and Organization: they seem to be antagonistic concepts, but in the world of travel it is important to have good doses of both. And actually, AREA travel is all of this in double dose: while Eduardo is a relentlessly creative mind, who over the years has been perfecting his organizational side, Ana takes real pleasure from the organization, the planning, the taking care. And she still has time left over to challenge herself to create unique trips.
Travelling: although we don't travel as much as we would like (there's always room for one more trip), it was this passion that made us take up this profession. And we are good at all 3 roles of the travel world: sometimes we like being tourists, other times we love being travellers, but we almost always see things from our professional side as well.
So, at AREA travel we aim to create tailor-made trips for each client (whether they are truly customised, or adapting an already existing package in the market), through an understanding of the needs and personalities of each one, combined with technical knowledge, creative spirit and a strong sense of quality.
The fact of being independent Travel Consultants, associated to one of the most important Iberian groups of travel management - DIT Gestion, allows us to put at the disposal of our clients, all our creativity, knowledge and privileged contacts around the world (that we can manage as autonomously as possible), supported by the most recent and competitive technological tools and commercial agreements with the most important suppliers, always with the legal guarantees and consumer protection, mandatory for this activity.